O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.
O Objetivo é aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o tabagismo e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar: fator de risco para câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
É fundamental orientar os adultos que não fumem em locais onde haja crianças, para que estas não sejam transformadas em fumantes passivos. Além disso, orientar sobre o risco do uso de narguilé: uma hora de uso equivalente à fumaça de 100 a 200 cigarros e pode ser a porta de entrada para a dependência do cigarro.
O fumante deve ter conhecimento de que a fumaça do seu cigarro ou de outro produto derivado do tabaco pode causar doenças nas pessoas com quem convive em casa, no trabalho e em demais espaços coletivos e que não existe nível seguro de exposição à fumaça.