Brasília é a capital federal do Brasil e é uma das maiores cidades do país. Possui grande importância política, pois abriga a sede do Governo Federal.
Nascimento de Brasília
Em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo e para a sua gente. Com os projetos urbanístico de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então.
A data de seu nascimento, não foi coincidência: marcava o dia da morte de Tiradentes, um dos líderes mineiros que defendeu a independência do Brasil no século XVIII.
O simbolismo ajudou a fortalecer em Brasília o ideal de liberdade de um povo e a coragem de uma nação, associando a inauguração à ideia de independência e rendendo homenagem aos inconfidentes que haviam sonhado com um Brasil livre.
A consagração
Não são só os monumentos que fazem visitantes e turistas se renderam à grandeza da capital. Graças ao território plano e à ausência de grandes construções verticais, o céu de Brasília acabou conhecido como um dos mais bonitos do país, que, para muitos, praticamente substitui o mar ao emoldurar as construções de traços modernos e os largos espaços verdes que completam a paisagem.
Por conta desse conjunto de beleza e da importância arquitetônica, Brasília recebeu em 1987 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco.
Cultura de Brasilia
Falar de cultura em Brasília é falar da própria cidade. Suas linhas arquitetônicas modernas, inspiradas nos desenhos de Oscar Niemeyer, e a urbanização arrojada desenhada por Lúcio Costa fazem de Brasília um prato cheio para quem quer conhecer uma cidade planejada e acolhedora.
Alguns monumentos históricos merecem destaque, como a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Museu JK, que conta a vida do presidente fundador da cidade, e inúmeros outros.